BLOG

TUDO SOBRE ARQUITETURA E MUITO MAIS


Soluções Inteligentes para Pequenos Espaços

05.02.2019

Por Alice Guida
Arquiteta Coordenadora
 
 
 
 
 
A decisão de se ter seu próprio cantinho na maioria das vezes, nos priva de alguns benefícios que teríamos em uma casa.
 
Como por exemplo, privacidade, uma vez que em casa não se tem vizinhos tão próximos a ponto de dividir paredes; Barulho, nessa aí entra a tolerância e bom senso; Espaços amplos e multiusos, escritório, estúdio e oficinas... só se dividirem o mesmo espaço; Quintais e jardins, em sua maioria verticais.
 
Na maioria das vezes, a opção de moradia nos centros das grandes cidades são os apartamentos com metragens reduzidas, uma vez que o volume de pessoas está em constante crescimento e os espaços para novas construções está cada vez menor, cidades saturadas de casas e arranha-céus. Mas, apesar de essa ser uma das saídas para quem precisa da praticidade do centro, muitas vezes parece difícil imaginar a vida nesses imóveis apertados.
 
Mas espera aí! Ninguém disse que isso é impossível!
 
Morar em espaços pequenos pode ser um verdadeiro desafio, mas uma ótima opção para o primeiro apartamento ou pela praticidade da rotina. Planejar e aproveitar cada cantinho é o segredo para morar bem em locais compactos.
 
Por isso quanto menor o imóvel, mais importante se torna a ajuda de um profissional. Encontrar soluções que permitam tirar o máximo proveito de cada área disponível, de forma que se possa usufruir de um espaço confortável que se ajuste à sua necessidade é imprescindível.
Além da usabilidade e do conforto do ambiente, deve-se levar em consideração o seu gosto pessoal e estilo.
 
Existem soluções para todos os espaços!
 
Basta ter um pouco de imaginação, além de contar com a ajuda de profissionais que podem aconselhar da melhor maneira como maximizar o ambiente do seu lar. Já falamos sobre como encontrar o profissional ideal em outro post, dá uma olhadinha lá!
Colocar ordem num espaço nos traz a sensação de paz, a tranquilidade e o bem-estar para nos podermos sentir “em casa” no nosso lar. Nada melhor do que acordarmos numa casa que nos faz sentir bem, não é mesmo?
 
 
 
 
 
Pensando nisso, preparamos uma seleção de projetos para mostrar que planejamento e boa execução fazem toda a diferença na hora de aproveitar cada centímetro disponível!
 
 
DICA #1   Visual limpo e claro
Não é nenhuma novidade: ambientes claros e bem iluminados podem parecer muito maior do que realmente são. A sensação de amplitude se dá por conta da incidência da luz refletida no entorno, criando esse efeito. Mas calma… Isso não quer dizer que você precisa investir numa decoração total White ou super minimalista, ok? A ideia é usar uma base de cor clara e jogar elementos coloridos. Ainda assim, lembre-se de tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente com peças demais, isso pode comprometer a circulação do cômodo além de poluí-lo visualmente.         
 
        
 
 
DICA #2   Integração dos ambientes
Para um apartamento pequeno se tornar funcional, quanto maior o número de compartimentação em planta, menos funcional o ambiente será. O ideal nesse caso é fazer com que os cômodos conversem entre si removendo paredes ou divisórias, criando uma permeabilidade visual entre os ambientes gerando assim uma amplitude bacana! Por isso, o ideal é se livrar de algumas paredes divisórias que bloqueiam a visão e a conversa entre os cômodos. Para ter a tão sonhada sensação de amplitude, crie um living completamente integrado juntando cozinha, sala de jantar, sala de estar e varanda!
 
     
 
 
DICA #3   Peças-chave
Móveis de cabeceira podem ser peças chaves. No lugar de um criado, por que não um banquinho? Além de ficar super charmoso, se torna um assento a mais à mesa de jantar. O uso de pufes também é uma boa pedida, além de se encaixarem em qualquer lugar, se colocado em frente ao sofá da sala, ele pode servir de mesa de apoio combinado a uma bandeja! Peças chaves como essas são coringas e essenciais em ambientes com pequenos, pois se desdobram em diversas funções. Aposte também em móveis com rodízios, assim podem ser deslocados com maior facilidade entre os cômodos. 
 
          
 
 
DICA #4   Móveis na medida
Antes de sair às compras dos novos móveis é muito importante se ter em mãos a planta do apê e uma trena. Ninguém merece comprar um móvel que sequer passa na porta, certo!? Mas antes disso, o legal é pensar na composição de cada ambiente. Para as salas pequenas, por exemplo, você pode facilmente trocar o combo tradicional: dois sofás, mesa de centro, mesas laterais e poltronas. Troque um dos sofás por uma cadeira ou poltrona de design interessante ou então opte por um modelo em “L”, que além de encaixar bem na maioria dos espaços, oferece assentos de sobra. A mesinha de centro pode sair de cena, lembra aquele pufe? Ele pode facilmente se tornar uma mesinha de apoio!
 
 
 
DICA #5   Paredes livres? Aproveite!
Aproveite cada centímetro disponível, inclusive nas paredes! Além de criar um ambiente com seu estilo sua cara, é uma maneira ótima de otimizar um cômodo. Crie apoios como prateleiras, estantes e ganchos, além dos objetos usualmente pendurados nela. Essa é uma maneira ótima de organizar as cozinhas. É possível criar hortas verticais super charmosas e casadas com utensílios domésticos aparentes, fica bem descontraído! Escritórios e home offices também ganham pontos com uma parede funcional.
 
          
 
 
DICA #6   Portas de correr
Já pensou em trocar as portas tradicionais pelas de correr? Aposte nessa ideia! Dessa forma você ganha um pouquinho mais de espaço num cantinho que considerava perdido. O mesmo vale para as portas dos móveis, como guarda-roupas, armários de cozinha e rack. E para deixar o ambiente mais leve e integrado, opte pelos modelos espelhados, ou envidraçados. 
 
          
 
Nessa ideia das portas de correr também entra a possibilidade de esconder alguns cantinhos, como área de serviço, por exemplo.

Olha que bacana!

 
DICA #7   Planejados
Outro jeito de aproveitar cada centímetro disponível é optando pelos móveis planejados. Aposte neles!
Eles são feitos sob medida para o espaço específico e oferecem soluções interessantes na otimização de cantos que não seriam bem utilizados de outra forma.  Assim, você pode ganhar um espacinho a mais para guardar louças, roupas de cama, sapatos etc.
 
          
 
 
DICA #8   Espelho, espelho meu
Você pode usar espelho como revestimento em uma parede inteira, ou então optar pelos modelos avulsos. Pode ser um mix de diversos tamanhos ou apenas um num estilo bem interessante. Um cômodo pequeno, claro onde tenha entrada de iluminação natural irá se beneficiar bastante com o auxílio de espelhos, trazendo a sensação de amplitude através da iluminação refletida.
 
 
DICA #9   Revestimento único
Quer criar uma atmosfera espaçosa e equilibrada? Utilize um mesmo revestimento no piso para todos os ambientes! Isso aumenta a integração e visualmente, amplia o espaço. Precisa de um pouco de setorização? Utilize tapetes para cobrir essa função! Existem zilhões de opções no mercado que além de cumprirem a função de setorizar, dão ao ambiente uma personalidade bem legal!
 
     
 
 
DICA #10   Desapega!
Antes de se mudar ou mesmo no seu apartamento atual, faça uma limpa no guarda-roupas e armários. Metragens reduzidas não combinam com excessos. Abra mão de alguns objetos, mantenha somente o essencial. Observe aqueles objetos que têm mais de meses que não toca nele, naqueles acessórios decorativos sem uso e livre-se deles! Tente não adquirir novos itens sem necessidade. Fazendo desse um exercício diário, você ganhará em manutenção do espaço, dinâmica e claro, organização.
 
 

Gostou?!

Essas foram apenas algumas dicas das infinitas possibilidades que você pode testar no seu cantinho! Faça da internet sua aliada para buscar inspirações e novas tendências. Dessa forma você consegue definir seus gostos de forma mais clara.

Use e abuse da criatividade!

E lembre-se, a ajuda de um profissional fará toda diferença na hora de colocar em prática suas ideias. 

Conte sempre com a gente!

 

Confira nossas redes sociais.

 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | 2018