BLOG

TUDO SOBRE ARQUITETURA E MUITO MAIS


Quero construir

12.02.2019

Por Éder Bonin
Sócio e Administrador da Bonin Arquitetura
 
 
 
 
Muitas pessoas possuem um sonho de empreender no setor imobiliário, ou fazer a casa dos sonhos. Essa decisão pode ser um grande passo em nossa vida, e para isso devemos nos aliar a ferramentas de planejamento e pessoas que nos ajudarão no caminho do êxito.
 
Listarei aqui alguns pontos importantes para o planejamento dos investimentos, que poderão servir para você que deseja construir uma vez apenas, ou para as pessoas que desejam fazer disso um trabalho e gerar renda. Abaixo estão relacionados resumidamente 5 passos fundamentais para iniciar os trabalhos.
 
 
 

 

 

 Viabilidade do negócio

Esse assunto já foi discutido por aqui, dê uma olhadinha em nosso blog que o texto vai te esclarecer bastante.

Um investimento em imóveis na maioria das vezes precisa de um grande esforço do empreendedor e também de um grande montante de dinheiro para que seja concretizado.

Por isso, após explorar sobre a viabilidade do seu investimento em imóveis, tenha sempre em vista um plano bem definido, considerando, tempo de execução, valores, profissionais, projetos, mercado consumidor, a legalidade do empreendimento, fornecedores e seu tempo de dedicação.

 

 Crie uma rede de relacionamento

Explore ao máximo seus contatos de faça novos a cada dia. Participe de encontros de associações, eventos do ramo e converse com quem já executa ou executou obras no intuito de aprender e também contribuir na medida do possível.

A partir de sua rede de contatos, escolha bons profissionais para compor sua equipe técnica de projetos: um bom projeto assessorado evitará custos excessivos, e também trará uma linguagem atualizada de mercado para seu negócio.

Caso sua ideia seja construir sua casa, a importância da equipe será a mesma, pois também se trata de um investimento. Você estará apostando seu tempo e dinheiro em uma local para viver em família e tudo tem que dar certo.

Busque informações no mercado a respeito dos profissionais e sobre projetos já executados, converse com pessoas que já tiveram experiência de contratação. O profissional deve ter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

 
 

 Tenha controle absoluto!

Uma boa ferramenta para gerenciar uma obra são as planilhas de Excel, com elas é possível realizar fluxos de caixa, organizar pagamentos e recebimentos, fazer previsões sobre os compromissos futuros, e muito mais. Dessa maneira você conseguirá ter o controle com o que o seu dinheiro será gasto, e sua previsão de lucro.

Mais uma vez recorra à sua rede de contatos, um bom profissional de contabilidade poderá te ajudar muito, nas declarações contábeis de sua obra. Este profissional também pode te orientar quanto à declaração de Imposta de Renda, a medida que você terá movimentações em sua conta bancária de saída de dinheiro, para aquisição de terrenos, compra de materiais, possível registro de funcionários da obra, e até mesmo caso queira vender sua casa em algum momento.

O planejamento tributário é fundamental e deve ser um registro minucioso em sua planilha. Separe um tempo para fazer os orçamentos da obra. Geralmente três cotações com empresas reconhecidas no mercado são uma boa base de comparação para suas compras.

 

 Quais projetos eu preciso?

Existem diversos tipos de obras, e estas podem ser utilizadas para várias finalidades. Uma casa, um prédio de apartamentos, um galpão de lojas, seja qual for sua escolha, em linhas gerais, precisão da mesma base de projetos para que possam ser orçados e executados com precisão e qualidade.

O primeiro projeto a ser contratado é o levantamento topográfico, que possui a função de traçar o perfil natural do terreno, mostrando cada ponto que merece destaque, como divisas, rochas, árvores, etc. O próximo a ser contratado é o projeto arquitetônico que será a base para o desenvolvimento dos demais projetos. O projeto arquitetônico vai conjugar todo o escopo de necessidades com a legislação de uso e ocupação do solo municipal, e ainda todos os estudos de conforto, estética, incidência do sol, trocar de ar e vários outros aspectos que irão fazer a diferenciação e exclusividade de sua futura casa ou empreendimento. O projeto arquitetônico também compõe juntamente com a documentação do imóvel, toda a parte de aprovação e legalização do projeto. Esse ponto merece muita atenção. Faça sua obra somente após possuir seu projeto devidamente aprovado na Prefeitura de seu município. Os demais projetos necessários para sua obra, serão os projetos de Estruturas, Elétrico e Hidráulico.

Todos estes projetos juntos compilados na base do projeto arquitetônico, formarão o projeto executivo, que são o aparato técnico e documental para os orçamentos e para o início da obra.

 

 Como contratar equipe de execução?

Após conseguir todos os projetos necessários, o imóvel para execução da obra e explorar o mercado consumidor, chegou a hora de procurar sua equipe de execução das obras. Nessa hora tenha todos os projetos em mãos, pois somente com base neles que a empresa de execução consegue elaborar um orçamento preciso, e com isso minimizar custos desnecessários.

Como falado em outro post, sobre "como escolher um arquiteto", o processo para escolha da equipe de obra se assemelha, normalmente as equipes de execução apresentam um portfólio de obras já executadas, onde é possível avaliar a qualidade do serviço. Algumas visitas às obras em andamento ou prontas te darão maior certeza na hora da escolha. As construtoras e empreiteiras possuem os responsáveis técnicos para gerenciar a execução das obras, nesse aspecto existem várias modalidades de contratação com preços e escopos variados.

Seja qual modalidade for escolhida, mantenha sempre os olhos em seu planejamento e confira tudo de perto.

 
 
Após percorrer todo esse caminho é hora de colocar o plano em prática.
 
Existem outras situações e condições que não foram citadas aqui, mas caso tenha alguma dúvida faça contato com a BONIN Arquitetura que teremos grande prazer em atender você.
 
 
 
Confira nossas redes sociais.
 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | 2018