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Gerenciamento de Projetos

26.03.2019

Por Nathane Durso
Arquiteta Coordenadora

 

 
 
Neste post vamos apresentar algumas definições, conceitos e processos para um melhor gerenciamento de projetos.
 
Para introduzir o assunto, direcionado gerenciamento de projetos específicos para área de arquitetura, se faz necessário entender primeiramente quais etapas estão envolvidas em um projeto.
 
. Etapas de um Projeto de Arquitetura
 
1. Definição do programa de necessidades do projeto
2. Levantamento/Visita ao local
3. Estudo Preliminar
4. Anteprojeto
5. Projeto Legal
6. Projeto Executivo
 
Esta é a estrutura básica de qualquer projeto de arquitetura, no entanto é importante dizer que cada projeto é exclusivo e único, e dependendo das peculiaridades do mesmo podem acontecer variações desta metodologia de projeto descrita acima.
 
A seguir, descrevemos um pouco sobre cada uma das etapas.
 
1. Definição do programa de necessidades do projeto
Nesta etapa normalmente o cliente informa o que ele precisa e quais os objetivos do projeto. Passamos ao cliente um briefing que consiste em um formulário com todas as possíveis demandas do cliente. Por exemplo, se for uma casa: quantos quartos, banheiros, sala, 1 ou mais pavimentos, padrão de acabamentos e etc. Em caso de prédio e qualquer outro tipo de empreendimento, é feito o mesmo levantamento junto ao cliente.
Após isto é falado sobre os custos da obra, a previsão de investimento e metragem da obra esperada.
Após estas informações esclarecidas é possível se analisar se é mesmo VIÁVEL fazer tudo o que o cliente deseja ou se há a necessidade de se redimensionar o projeto ou dilatar o aporte financeiro para realizar a necessidade e/ou sonho do cliente.
 
2. Levantamento / Visita ao local
Em seguida, é feito o levantamento de dados para início dos estudos do projeto: Levantamento topográfico e planialtimétrico do terreno, quando necessário. Caso necessário, a equipe visita o local da obra, para além de tomar dados, ter uma melhor percepção do contexto onde será implantado o projeto.
Analisa-se também a escritura do terreno ou planta original, além de se analisar questões legais sobre o terreno ou edificação, como Plano Diretor do Município, que determina o que pode ou não ser feito no local.
 
3. Estudo Preliminar
Nesta fase são desenvolvidos os estudos iniciais. Analisa-se a orientação solar, a oportunidade que o local oferece, como vistas privilegiadas, incidência de correntes de vento, etc.
São geradas as primeiras plantas, mais simples ou mais complexas, dependendo do projeto. Nelas são propostas as áreas do projeto, tanto internas quanto externas. Para se chegar a uma metragem total aproximada construída e com isso podemos calcular o custo estimado da obra.
Com estes primeiros desenhos equipe e cliente conseguem debater e analisar os pontos positivos (que devem ser aprofundados) e negativos (que devem ser descartados ou corrigidos).
Após esta primeira rodada, se necessário, novas propostas são desenvolvidas até que se chegue a um resultado onde todos os envolvidos entendem como ideal para se partir para os aprofundamentos mais detalhado do projeto.
 
4. Anteprojeto
Aqui são desenvolvidas plantas mais detalhadas do projeto, com definições mais específicas do projeto. Após este desenvolvimento e aprovação do anteprojeto, são enviadas as plantas para as equipes responsáveis pelos projetos complementares, que são os projetos: estrutural, hidrossanitário, elétrico, preventivo de incêndio (quando necessário).
Quando concluídos os projetos complementares, estes são enviados à equipe responsável pelo projeto e esta fará o que se chama de compatibilização, que nada mais é que adequar o projeto em desenvolvimento com os projetos complementares, fazendo desta forma com que tudo fique integrado de forma harmônica e funcional.
 
5. Projeto Legal
Nesta etapa é desenvolvido um desenho do projeto já definido como um todo. As pranchas impressas (ou digitais, dependendo do município) devem ser formatadas nos padrões que a Prefeitura do Município e seus órgãos fiscalizadores exigem para que seja aprovado pelos mesmos e a obra autorizada a ser executada.
 
6. Projeto Executivo
Por fim, é feito o desenho e pranchas detalhadas do projeto que serão enviadas para o canteiro de obras e ficarão sob responsabilidade do mestre de obras e do responsável técnico pela execução.
Serão usadas para a execução do projeto e não devem jamais ser retiradas do canteiro de obras, sendo acompanhado pelo arquiteto encarregado.
A obra não pode começar sem todas as plantas do projeto executivo estejam concluídas e entregues à equipe responsável pela execução da obra.
 
Porque Gerenciar um projeto?
 
A Arquitetura é um nicho de serviços, logo é uma relação entre pessoas que consiste em algo um pouco mais complexo que a venda de produtos, por exemplo.
Não se tratar de algo tão tangível, o cliente não sabe exatamente qual o resultado do projeto antes de fechar o contrato, por esse motivo é de extrema importância trabalharmos com o gerenciamento de projetos, pois ele visa garantir o sucesso e o bom andamento de todo o processo.
 
Um projeto bem sucedido é aquele que:
 
. Produziu todas as entregas planejadas
. Foi completado dentro do cronograma aprovado
. Foi executado dentro do orçamento aprovado
. Foi entregue de acordo com todas as especificações funcionais, de performance e qualidade
. Alcançou todas as suas metas, objetivos e propósitos
. Atingiu todas as expectativas das partes interessadas
 
No entanto, embora existam dezenas de definições corretas para qualificar um bom projeto, praticamente todas concordam com os itens descritos acima.
 

 

 
 
. Etapas do Gerenciamento de projetos
 
Além das etapas do projeto, paralelamente o coordenador de projetos precisa gerir e cuidar das etapas do gerenciamento do projeto. As etapas são:
 
Preparação  
Definir o Destino do Projeto. É preciso que todas as partes estejam cientes do que o projeto é, e também o que ele não é, afim de estar claro quais são os objetivos. 
 
Planejamento
Traçar o Caminho. Refinar os objetivos. Entender onde se quer chegar e qual o prazo, estruturando as tarefas no tempo e suas interdependências junto a aspectos financeiros. Definir e aperfeiçoar o escopo, custo e o agendamento das atividades, através da coleta de informações. 
 
Implementação
 
Manter o Rumo. Executar o projeto, monitorar e controlar.  Ter a consciência necessária para atuar corretivamente na execução e/ou adequação de eventos futuros. Gerenciamento de processos como: escopo, cronograma, custos, qualidade, comunicação, riscos, aquisições e demanda das partes interessadas.
 
Encerramento 
 
Aprender e Crescer. Aceite do resultado. Feedback. 
 
. Erros mais comuns em projetos: 
x O não-entendimento do alinhamento de informações entre cliente x arquiteto x profissionais complementares
x A falta de gerenciamento das expectativas das partes interessadas em relação ao projeto
x A falta de acordo entre as partes interessadas em relação aos fatores de sucesso do projeto
x A falta de cronograma realista, em que fatores como quantidade de trabalho, dependências obrigatórias, estimativas de custo e nivelamento de recursos tenham sido previstos
A falta de definição e comunicação sobre as responsabilidades da equipe do projeto
x A falta de aceitação formal do cronograma do projeto
x A falta de identificação preliminar de riscos para projeto
x A falta de recursos humanos capacitados e disponíveis para trabalhar no projeto
x A falta de definição de requerimentos e escopo de projeto
 
 
Esta foi apenas uma demonstração sobre os fundamentos do gerenciamento de projetos aplicado a arquitetura, com o intuito de ressaltar a importância de se contratar profissionais que aplicam estes conceitos, conhecimentos e habilidades da gestão para garantir a qualidade de um projeto.
 
Apenas a teoria não funciona, são grandes aliadas dela a prática e a experiência, características técnicas e pessoais para o exercício da profissão de arquiteto(a) que envolve tanta complexidade e responsabilidade.
 
O projeto não é simples e puramente o desenho de um edifício ou uma casa, o projeto é o vislumbre de sonhos que merecem o máximo de cuidado, respeito e comprometimento. 
 
 
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