BLOG

TUDO SOBRE ARQUITETURA E MUITO MAIS


Arquitetura Ecológica

19.03.2019

Por Rildo Santos
Arquiteto Coordenador, Analista de Marketing e Designer Gráfico
 
 
 
 
Há algumas semanas atrás compartilhamos aqui um conteúdo sobre Arquitetura Sustentável, que são atitudes e estratégias com base em redução de impactos no meio ambiente, viabilidade econômica do projeto e construção, e desenvolvimento social para a cidade ou comunidade no entorno.
 
 
E vamos reforçar mais uma vez, arquitetura sustentável e arquitetura ecológica não são a mesma coisa.
 
 
Arquitetura ecológica tem como fundamento a integração entre princípios projetuais e de construção, com o meio ambiente, não só reduzindo o impacto causado, mas incorporando toda a edificação ao local escolhido.
 
 
 
 
O processo de construção e o uso das edificações são responsáveis por um consumo desenfreado de energia e pela modificação e degradação do meio ambiente, para isso não só profissionais relacionados a construção civil, mas toda a sociedade, tem de trabalhar uma autorreflexão e compreender as características ambientais dos territórios a serem ocupados, criando soluções em prol da sustentabilidade ecológica e social.
 
 
Aqui, mostraremos alguns cuidados primordiais para o planejamento e execução de obras, visando pelo menos, a redução de impactos ao meio ambiente.
 
 
 
 
. Escolha do terreno
Aproveitamento máximo das condições climáticas do lugar, estudando todas as características do local, no que diz respeito a vegetação, tipo de solo, proximidade com a água e posição solar, verificando a melhor locação e posicionamento da edificação na fase do projeto.
 
. Iluminação e Ventilação
O posicionamento estratégico da edificação proporcionará a otimização da iluminação e ventilação natural, aumentando o conforto e refrigeração dos ambientes, reduzindo o consumo de energia.
O uso de vidros duplos também é uma alternativa para garantir a iluminação ao longo do dia sem que eleve o calor interno.
 
. Água
Tanto na arquitetura sustentável quanto na ecológica, são básicos os cuidados e o reaproveitamento da água.
Mapear pontos de nascentes e passagem de águas, não interrompendo seu curso, o tratamento básico da água que será utilizada e a captação de águas pluviais para usos gerais dentro e fora da edificação, além de preocupar-se com a manutenção da permeabilidade do solo no local.
 
. Vegetação
O estudo do ecossistema e o projeto de arquitetura e paisagismo conscientes, podem manter o conforto, como em lugares com climas quentes e secos, através de elementos naturais, isto é, jardins de inverno, telhado jardim, jardins verticais, pérgolas, entre outros, que umidificam o ar, protejam a construção e criam um microclima controlado.
 
. Materiais
Na arquitetura ecológica o uso de materiais para construção, estrutura e vedação deve ser extraído do próprio local, de maneira até artesanal.
Materiais renováveis é a essência deste tipo de arquitetura, podendo ser utilizado mais de uma vez, e que não impacta o meio, como: terra, palha, bambu, tijolos ecológicos, etc.
É quase que uma consequência que essas construções mantenham uma integração com o ambiente local, interferindo minimamente na paisagem.
 
 
 
 
 
A arquitetura ecológica ainda é um desafio para a maioria das pessoas, pela forma que vimemos hoje, mas necessária devido a problemas trazidos pelas cidades.
 
 
Reflexão quanto a relação do homem com a natureza, de desenvolvimento ambiental, de utilização de energias naturais, de projetos sustentáveis (econômico, social e ambiental), novas tecnologias
 
 
É um tema para ser estimulando e discutido por todos, do indivíduo ao coletivo, o mais rápido possível, pois o meio ambiente não pode esperar em meio a tanta degradação, à medida que o tempo passa, torna-se cada vez mais difícil implementar as ações necessárias à sua efetiva aplicação.
 
 

Confira nossas redes sociais.

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | 2018