BLOG

TUDO SOBRE ARQUITETURA E MUITO MAIS


Análise de Viabilidade

18.12.2018

Por Ueslei Bonin
Sócio Diretor da Bonin Arquitetura

 

Análise de Viabilidade

 

Estudos e Análises de Viabilidade são artifícios que ajudam as pessoas a tomarem decisões para seus projetos de vida e empreendimentos. Quando escolhemos comprar coisas ou realizar algo com base na emoção, ou até mesmo induzidos por alguém, corremos o risco do acerto ou do erro.

 

 

Quando fazemos escolhas com base em dados e informações consistentes, ou contamos com a experiencia de alguém que conheça sobre o assunto, nossas chances de acerto e sucesso aumentam consideravelmente.

Certas coisas representam alta relevância em nossas vidas, por exemplo a aquisição ou a construção de um imóvel. Seja para morar ou para investir, comprar ou edificar um imóvel requer muito cuidado nas decisões, por se tratar investimentos muito altos. Portanto devemos nos cercar dos melhores dados, informações e profissionais para a realização de investimentos deste tipo, com o intuito de diminuir incertezas, gerenciar custos e aumentar as possibilidades de sucesso e realização.

Como funcionam e para que servem os estudos e analises de viabilidade para empreendimentos imobiliários?

Servem para nortear o empreendedor, a construtora ou comprador de imóveis sobre as escolhas e os procedimentos corretos, aumentando as possibilidades de acertos, antes de fecharem qualquer negócio.

 

Dicas Análise de Viabilidade

 

Sendo assim podemos citar algumas vantagens em se fazer um estudo de viabilidade sobre um dado empreendimento imobiliário:

 

 1   Se informar com um arquiteto antes de fechar o negócio

Com base em nossa experiencia de projetos, aprovações, licenciamentos, custos e tendências de mercado, podemos afirmar: buscar informações com uma empresa de Arquitetura antes de se fechar qualquer negocio pode ser crucial para o sucesso do futuro empreendimento. Os arquitetos são os profissionais que melhor conhecem toda a cadeia do ciclo de vida de uma edificação, desde a concepção, aprovação, construção até a utilização da mesma. Conhecem um pouco de cada etapa do processo, e podem contribuir com diversas ideias e soluções que vão além do projeto. Além disso podem identificar possíveis problemas que poderia inviabilizar o empreendimento.

 

 2   Escolha o terreno para a construção da sua casa

Se você for construir uma casa, não deixe de consultar o seu arquiteto antes da compra do seu terreno!

O arquiteto poderá lhe ajudar na escolha do melhor terreno, aquele que melhor se adequa ao seu sonho e objetivo. Com poucos traços, ele poderá lhe instruir qual a orientação solar correta, quais as melhores vistas, se é melhor um terreno plano, aclive o declive, o mesmo o tamanho correto do terreno de acordo com a sua casa dos sonhos.

Custa muito pouco, e você irá tomar uma decisão muito importante com a tranquilidade de dados técnicos. 

 

 3   Direcionamento em investimentos imobiliários

Caso você seja um investidor, incorporador imobiliário ou construtor, siga o mesmo exemplo: consulte seu arquiteto sobre o terreno de seu futuro empreendimento antes de fechar a compra.

Algumas incorporadoras já estão encomendando às empresas de arquitetura que façam a seleção de terrenos, de acordo com um dado perfil de público, local e valor geral de vendas (VGV). Desta maneira elas economizam tempo recebendo diversas ofertas que não estão alinhadas com suas expectativas, além de receberem os terrenos certos e com boa viabilidade para seus empreendimento futuros.

Podem mensurar também, antes da compra, quais são os potenciais construtivos naquele local, quais são os tipos, quantidades e tamanhos de apartamentos, salas, lojas, por exemplo o terreno poderá proporcionar.

É possível saber ainda, se o imóvel em questão possui limitações construtivas não evidentes. Com este processo é possível uma avaliação mais exata, sobre qual o valor ideal para o imóvel, o que facilita a negociação e por consequência o fechamento do negocio entre as partes interessadas.

Nossa máxima sobre avaliação de terrenos, “todo terreno vale aquilo que ele proporciona de resultados”.

 

Nós da BONIN Arquitetura chamamos isso de “O Projeto Antes do Projeto”. Convidamos as pessoas a utilizarem nossos conhecimentos sem qualquer compromisso, contatando-nos antes de efetivarem qualquer compra de terreno, seja com o intuito de morar, produzir ou investir.

 

Confira nossas redes sociais!

 

BONIN FacebookBONIN InstagramBONIN LinkedInBONIN PinterestBONIN YouTubeBONIN SoundCloudBONIN Spotify

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | 2018